Portaria n.º 691/2009 de 25 de Junho
Na passada 4ª-feira teve lugar uma reunião para esclarecimento do documento acima referido, por iniciativa do Conselho Executivo.
Seguidamente apresentam-se alguns pontos considerados pertinentes que, no entanto, não dispensa a leitura da totalidade do documento que se encontra disponível para consulta no átrio da entrada do Conservatório.
- implica que os alunos se agrupem numa escola única
- funciona por ciclos. A escola de Ref de 2º ciclo é a EB23 João Afonso, para o 3º ciclo é a Mário Sacramento, mas ainda se está a negociar a João Afonso.
- Regulamenta o curso Supletivo.
- não permite ser optativo (por exemplo a Área Projecto)
- Estudo Acompanhado desaparece
- 45 minutos desaparecem da escola e aparecem no Conservatório
- Instrumentos: 2 aulas de 45 minutos, sendo que uma das aulas pode ser partilhada (até 2 crianças). O Conservatório de Aveiro vai decidir se vai ou não ser partilhada.
Comentário: Isto vai reduzir imenso o nº de alunos
- Formação Musical – 90 minutos (45 + 45)
- Classe Conjunto – 90 minutos (45 + 45)
- Os 45 minutos que desaparecem da escola e aparecem no Conservatório podem associar-se à Formação Musical ou à Classe Conjunto. Pode ainda ser criada uma nova disciplina
- Religião e Moral foi sempre opcional, e acresce-se às disciplinas.
- Classe Conjunto para o 5º ano será o CORO, porque a orquestra é para os maiores ou para as iniciações. Os grupos instrumentais mais pequenos são criados por proposta dos professores. Os pais gostariam que o Orff continuasse
Outras informações:
- É necessário em Setembro trazer o certificado de matricula.